Com o apoio do INPI e de diversas instituições, a 5ª edição do Prêmio do Programa Inovar para Crescer nas Escolas (PINCE), promovido na última quarta-feira, 30 de novembro, pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), foi um sucesso.
O programa tem como objetivo desenvolver o empreendedorismo e a inovação tecnológica em unidades de ensino das redes pública e particular. Ferramentas de sustentabilidade, preservação ambiental e melhorias da qualidade de vida foram as principais premissas para o desenvolvimento dos trabalhos que concorreram ao prêmio.
Visando consolidação da parceria existente entre INPI e ACRJ, na 5ª edição do PINCE , o Instituto participou do júri que escolheu os vencedores e foi representado pela Coordenadora-Geral de Ação Regional da Instituição, Rita Pinheiro Machado. Além disso, o INPI integra o Conselho de Inovação Tecnológica da ACRJ que trata de ações práticas para alavancar a inovação no estado do Rio de Janeiro.
Antes do início da cerimônia de premiação, o presidente do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da ACRJ, Fernando Baratelli Júnior, ressaltou a dificuldade encontrada pelo júri ao avaliar e identificar os vencedores da 5ª edição, pois todos os projetos eram voltados para os problemas atuais da sociedade e apresentaram visão de mercado. “Na inovação, você tem que considerar atender a uma necessidade do mercado, e foi o que os projetos fizeram de maneira muito contundente”.
Os trabalhos vão desde uma bengala para cegos equipada com sensor ultrassônico e que alerta obstáculos a três metros de distância a telhas ecológicas produzidas a partir de embalagens tetrapak, ou ainda a recompostagem de folhas secas varridas pelos garis sendo transformadas em adubo, ou um Bueiro Coletor, que consiste numa cesta colocada no interior dos bueiros para recolher resíduos sólidos, especialmente em dias de chuva; o Papel Cimento, que é uma alternativa para o reaproveitamento das sobras de papel; e as Ecoaulas, com a informática prestando serviços ao meio ambiente.
Clique aqui e confira a lista dos premiados.
A cerimônia contou ainda com a participação do gerente de Relacionamento com as Instituições de Ciências e Tecnologia do Cenpes – Petrobras, Luis Claudio Sousa Costa; do superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez; do subsecretário estadual de Ciência e Tecnologia, Júlio Oscar Lagun Filho; do secretário Especial de Ciência e Tecnologia do município do Rio de Janeiro, Franklin Dias Coelho; entre outros.
.